Tecnologia impulsiona produção de ovinos e caprinos em Sergipe

Criadores adotam tecnologia para aumentar a produtividade e qualidade da carne

Foto: Projeto semear
 
Por Barroso Guimarães

O Brasil é um dos grandes celeiros do mundo, e o agronegócio avança mais a cada ano com a ajuda de novas tecnologias que surgem para otimizar o trabalho feito no campo. Com o uso da tecnologia é possível produzir mais sem a necessidade de ampliar a propriedade, com o aumento da produtividade, mais qualidade, redução de custos e desperdícios.


Buscando uma alternativa para superar as dificuldades financeiras por conta da estiagem, agricultores familiares apostam na criação de ovinos e caprinos no semiárido sergipano. Com o apoio do Sebrae, eles estão investindo no Projeto Cordeiro 3.0, para impulsionar a produção em Sergipe. Através da tecnologia, é possível reduzir o tempo de abate dos animais, proporcionando cordeiros com mais peso e qualidade.


Segundo o consultor do Sebrae Sergipe, José Ramalho, o Cordeiro 3.0 é um projeto de inovação tecnológica em que os animais atingem o peso ideal aos 90 dias e reduz em até 90 dias o tempo necessário para o abate, alcançando médias de 17 a 20 e 22 quilos.


O Sebrae tem um papel fundamental no sucesso do projeto. Através das redes sociais, vem facilitando na comercialização e promovendo a compra e a venda de animais de forma ágil e eficiente. Além disso, promove capacitações e treinamentos, contribuindo para o desenvolvimento técnico dos produtores e no fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocultura em Sergipe.


Um dos exemplos de sucesso na implementação do projeto Cordeiro 3.0 é a Cabanha Paraíso, em Feira Nova, localizada a 100 quilômetros de Aracaju. A fazenda tem investido em tecnologia, inovação, melhoramento genético, gestão e nutrição. Graças a essas práticas, tornou-se uma referência no estado, demonstrando os benefícios da utilização da tecnologia na produção de ovinos.



Sidney Costa, criador de ovelhas e proprietário da Cabanha Paraíso, investiu no projeto Cordeiro 3.0 e destaca a importância da tecnologia no agronegócio. Para ele, um animal bem alimentado tem um crescimento mais rápido, tornando-se apto para o abate em menos tempo.


“A tecnologia já é uma realidade em Sergipe e tem impulsionado tanto a produção de carne como também a produção de leite”, destacou.


Atualmente, Sidney conta com um rebanho de 1000 animais, e a perspectiva é de crescimento ainda maior. Ele é um exemplo dos pequenos criadores que encontraram na ovinocultura uma oportunidade de negócio promissora, com baixo investimento inicial e facilidade na comercialização.


O avanço do agronegócio está diretamente relacionado à adoção de tecnologias inovadoras, e a criação de ovelhas em Sergipe é uma das áreas que vem se destacando nesse sentido. A ovino caprinocultura tem atraído a atenção dos produtores e distribuidores, já que a carne de ovinos e caprinos é considerada nobre e gera bons lucros

Categoria:

Deixe seu Comentário