Segurança de barragens é tema de reunião entre a Eletrobras Chesf e a Prefeitura de Canindé
Com o objetivo de dar andamento as ações para finalização da implantação dos Planos de Ação de Emergência (PAE) em Canindé de São Francisco, a Gestão Municipal reafirmou a parceria com a Eletrobras Chesf nesta quarta-feira, 13. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal da Agricultura, Água e Meio Ambiente e contou com a presença do prefeito Weldo Mariano, bem como de membros do secretariado municipal.
Com a cooperação dos dois órgãos, a Empresa realizará a instalações de sirenes, placas de rota de fuga, entre outras ações no município em atendimento à Lei de Segurança de Barragens, e contará com o apoio das defesas civis Municipal e Estadual. A previsão é que as atividades sejam iniciadas em outubro deste ano nas áreas definidas como zonas de autossalvamento, em caso de emergência de barragem.
A coordenadora da implantação do PAE da Eletrobras Chesf, Patrícia Neves, apresentou para a equipe do município as próximas etapas, que inclui o cadastramento da população. "Todas essas ações são em atendimento à lei e para a consolidação de uma cultura de prevenção a emergências com barragens. A parceria com as prefeituras, por meio de suas defesas civis, é extremamente importante, pois são responsáveis pelos Planos de Contingência de cada localidade”, destacou.
Durante a reunião, o prefeito Weldo Mariano ressaltou a importância da colaboração e coordenação entre todas as entidades envolvidas, bem como o compromisso da Prefeitura de Canindé em garantir a segurança da população. “É muito importante para o município fazer essa integração com a Eletrobras Chesf pensando no bem-estar da população e gerando medidas de segurança que já estão em andamento”, enfatizou o prefeito.
Por meio dos Planos de Ação de Emergência serão implementadas ações de sensibilização e diálogo com a comunidade ribeirinha. "É importante destacar que as estruturas da Eletrobras Chesf são extremamente seguras e passam por manutenções e controles com alta tecnologia", afirmou Elerson Carlos, gerente do Departamento de Operação da Regional Paulo Afonso.
A reunião concluiu com a reafirmação do compromisso da Prefeitura de Canindé em garantir a segurança e sensibilizar a população quanto a efetividade dos Planos de Ação de Emergência para a Usina Hidro Elétrica de Xingó.