Governo de Sergipe finaliza entrega de cartões do Programa Mão Amiga Pró-Sertão Bacia Leiteira
Ao longo da semana, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Inclusão e Assistência Social (Seias), realizou a entrega de cartões do Mão Amiga Pró-Sertão Bacia Leiteira para o segundo lote de inscritos no Programa. Com este grupo, foram incluídos no programa mais 1.150 pequenos criadores do Alto Sertão Sergipano, que receberam os cartões já com o saldo de R$ 500, referente às parcelas de dezembro e de janeiro do benefício. No próximo dia 28 de fevereiro, todos os beneficiários receberão a terceira parcela.
Nesta primeira edição do Mão Amiga Pró-Sertão Bacia Leiteira, são beneficiados 2.158 pequenos criadores, somando os dois lotes de inscritos, de seis municípios: Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Gararu, Porto da Folha, Poço Redondo e Canindé de São Francisco. A nova vertente do programa estadual foi criada para auxiliar criadores que possuem até 10 cabeças de gado, sendo ao menos uma fêmea, com o pagamento de quatro parcelas de R$250, durante os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março – período em que anualmente a escassez ou o excesso hídrico costumam assolar o semiárido sergipano.
No município de Canindé de São Francisco, o pequeno criador Manoel de Souza, de 74 anos, foi receber o seu cartão e contou que durante toda a vida criou animais. Segundo ele, o auxílio representa uma grande ajuda para o homem do campo. “Receber esse benefício durante os meses de seca vai ajudar a manter os animais bem cuidados”, disse o produtor rural. Já em Poço Redondo, a pequena criadora de animais Maria José da Silva, de 65 anos, descreve alguns dos investimentos que fará com o benefício. “Esse valor vai ajudar na compra de ração e água para os animais, já que durante o período da seca tudo fica mais escasso. Agradeço muito ao Governo por ter se lembrado de nós, pequenos produtores”, completou.
Contrapartida
Além de contribuir com a subsistência dos animais, o benefício estimula a realização de exames e a vacinação do gado, como reforça a gerente do Programa Mão Amiga na Seias, Maria Auta Carvalho. “O Governo do Estado criou o programa para que os criadores tenham um aporte a mais para cuidar dos seus animais durante esse período e também para auxiliá-los junto aos exames e vacinação do rebanho. Tudo isso para manter a qualidade da produção do leite no estado”, destacou a gerente do programa.
Como contrapartida, os beneficiários deverão realizar, até o mês de março, os exames de brucelose e tuberculose nos rebanhos, além da vacinação contra brucelose, como explica a representante da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Lúcia Maria Andrade. “A contrapartida é pré-requisito para o recebimento da quarta e última parcela. Para sanar qualquer dúvida, os criadores podem procurar o escritório da Emdagro mais próximo”, finalizou.