Febre: sintoma pode sinalizar problemas de saúde
Em tempo de pandemia, prestar atenção aos sinais do corpo é ainda mais importante, porque eles acendem o alerta que algo não vai bem. A febre é um desses alarmes. Segundo a coordenadora de enfermagem do Centro de Especialidades do Ipesaúde, Camila de Oliveira Santana, quando a temperatura do corpo sobe, nosso organismo está agindo para se defender de alguma doença.
É considerada febre, quando a temperatura corporal atinge acima de 37,8 graus. Ela não é uma doença e sim um sintoma que pode ter como causa: infecção, inflamação e autoimune.
A febre é um dos sintomas da covid-19, das gripes incluindo a H3N2 e de muitas outras doenças. Quando ela aparece é preciso ficar de olho no termômetro. Quando a temperatura atinge a marca de 40 graus, o quadro é perigoso e o paciente deve procurar um médico.
Ainda de acordo com a coordenadora, a febre pode durar mais ou menos de acordo com a causa e o tratamento da doença é que vai determinar o tempo de recuperação.
“A duração da febre tem relação a diversos fatores, como por exemplo, a causa infecciosa em adultos e não infecciosa, que dura mais tempo a recuperação. Após tomar remédio, a depender da medicação, começa a fazer efeito de 15 a 30 minutos”, destacou Camila Santana.
Nos casos mais leves existem algumas medidas simples que podem ser feitas. Algumas já são parte da nossa rotina, principalmente de quem tem crianças em casa:
Retirar o excesso de roupa
Ficar perto de um ventilador ou num local arejado
Colocar uma toalha molhada em água fria na testa e nos pulsos
Tomar banho com temperatura agradável, nem muito gelado e nem muito quente
Manter repouso em casa
Beber água fria
Mas é bom lembrar, se você ou alguém de sua família não está bem, se a febre não baixar, procure um médico.