Sergipe e Ribeirão Preto (SP) assinam termo de cooperação para Jogos da Juventude

O estado de Sergipe e a cidade de Ribeirão Preto (SP) assinaram nesta quinta-feira, dia 10, o termo de cooperação entre as secretarias da Educação, do Esporte e da Cultura do Estado de Sergipe e de Esportes de Ribeirão Preto para a realização dos Jogos da Juventude. O objetivo do acordo é capacitar os profissionais envolvidos para repassar conhecimentos e compartilhar experiências entre as sedes do evento multiesportivo em 2022 e 2023, respectivamente. 

“Esta ação é inédita em relação aos Jogos da Juventude. Não é algo comum, só vemos este tipo de ação em eventos de grande porte, como Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos, por isso, tenho certeza que tanto Aracaju quanto Ribeirão Preto realizarão um grande evento”, afirmou o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira, que acompanhou a assinatura do termo de cooperação de forma on-line.

Presidente do COB acompanhou, de forma on-line, a assinatura do termo de cooperação.


“O termo de cooperação assinado hoje irá ajudar na organização de um evento de tamanha magnitude como são os Jogos da Juventude, motivo de muito orgulho para todos nós”, completou o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

Neste contexto, a secretaria de Sergipe encaminhará à secretaria de Ribeirão Preto um cronograma dos Jogos da Juventude de 2022, fornecido pelo Comitê Olímpico do Brasil juntamente com o planejamento elaborado pelo governo do estado, para execução do evento, dando ampla divulgação e coordenando às ações para implementação dos objetivos previstos neste Acordo de Cooperação Técnica. Esta ação só é possível acontecer em virtude da iniciativa do COB ao anunciar com antecedência os nomes das cidades-sede dos Jogos.

“É um momento muito simbólico não só para as cidades envolvidas, mas para todo o Brasil. Acredito que estamos dando exemplo para que outros gestores esportivos tomem esta iniciativa como inspiração, a fim de envolver outras regiões do nosso país, que é tão plural, na busca de políticas públicas voltadas para o esporte", afirmou a superintendente especial de Esportes do Estado de Sergipe, Mariana Dantas.  

Em visita às instalações de Aracaju, sede dos Jogos da Juventude de 2 a 17 de setembro, o gerente executivo da área de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito, também acompanhou a assinatura do termo de cooperação. 

“Este acordo é, sem dúvidas, um grande passo para que também tenhamos sucesso nos Jogos da Juventude em 2023. É um modelo que já acontece em jogos multiesportivos internacionais em que a cidade-sede abre as portas para que a próxima cidade faça todo o processo de aprendizado com aquilo que foi realizado”, finalizou Kenji Saito.

Fotos: Divulgação SEDUC/SE

Categoria:

Deixe seu Comentário