Transformações digitais abrem mais oportunidades para fotógrafos

Com o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, o velho ditado que diz que ‘uma imagem vale mais do que mil palavras’ se tornou ainda mais verdadeiro no mundo digital. A imagem perfeita é buscada tanto por consumidores, influenciadores digitais e até empresas em suas exposições nas mídias sociais e, consequentemente, serviços de fotógrafos estão cada vez mais buscados.

Mesmo em uma época em que grande parte das pessoas cria e distribui fotos nas suas mídias sociais, a verdadeira fotografia exige olhar artístico e técnica apurada, e tem um alto valor comercial agregado. Além de muita criatividade, saber manejar o equipamento, criar um jogo de luzes e sombras, escolher os melhores ângulos e diversos outros fatores são responsáveis para que alguns profissionais se destaquem nas mais diversas áreas de distribuição. Exposições em galerias são totalmente dedicadas às fotografias, repórteres especializados em fotojornalismo são muito valorizados e há profissionais que vendem seus trabalhos para bancos de imagens publicitárias, entre inúmeras outras oportunidades.

Basta digitar a expressão fotógrafos para no Google e o buscador já revela as maiores demandas por profissionais na atualidade.

1. Influenciadores digitais

A expressão “fotógrafos para seguir no Instagram” é a mais buscada no interesse por fotógrafos e a expressão “fotógrafos para se inspirar” é a 3ª mais buscada. O público de interessados por técnicas de fotografia crescemais a cada dia. Dar aulas, compartilhar dicas e montar um público seguidor pode ser um bom negócio para fotógrafos já experientes ou especializado em algum nicho. Vender cursos, monetizar vídeos e merchandising são as práticas mais comuns.

2. Fotografia para eventos

A segunda expressão mais buscada no Google associada a fotógrafos é “fotógrafos para casamentos”, mas fotógrafos para formatura e eventos em geral estão entre as expressões mais buscadas.

Para esse tipo de atuação o marketing de indicação é essencial. As pessoas pedem aos amigos nas redes sociais recomendações de bons profissionais. Manter perfis nas principais mídias digitais é fundamental para que seu negócio possa ser divulgado. A cada atuação, é importante pedir para o cliente marcar seu perfil com um @. Explorar hashtags nas publicações também é essencial porque consumidores usam esse recurso para pesquisa a exemplo de #FotografoCampinas ou #NewBorn se essa for uma das suas habilidades.

Ter um site e perfis no Google Maps potencializam sua visibilidade na internet. Mesmo que você ainda não tenha um estúdio ou um estabelecimento comercial, é estratégico marcar um ponto no Google Maps ainda que seja sua residência ou um coworking. Isso porque quando alguém busca fotógrafo em sua cidade, o Google prioriza quem está no Google Maps.

Saiba como aparecer fácil na primeira página do Google.

3. Books

Buscas no Google por profissionais que façam álbuns de fotos ou books profissionais estão entre as mais frequentes. Os motivos são diversos e vão além das datas marcantes como nascimento, gestação, famílias e casais. Ensaios fotográficos pessoais são cada vez mais demandados e a preocupação crescente pela auto aceitação e apresentação social são umas das razões do aumento do interesse.

A dica de marketing digital nesse caso é disponibilizar o portfólio ou álbuns em site próprio ou nas redes sociais. Pedir para que seus clientes marquem seu perfil nas fotos de sua autoria potencializa sua visibilidade e transmite credibilidade.

4. Varejo online e negócios B2B

O comércio online cresceu muito, e o apelo visual dos anúncios é um diferencial importante. Os produtos à venda pela internet precisam ser exibidos de forma a atrair os potenciais consumidores e ter suas características ressaltadas, ao mesmo tempo sem correr o risco de constituir propaganda enganosa. Esse é um exemplo de demanda que abre um campo imenso para os fotógrafos profissionais.

Empresas físicas também contratam fotógrafos para suas peças de divulgação nas redes sociais ou para galerias em sites.

O marketing de conteúdo é uma boa forma de divulgar esse tipo de serviço porque a mensagem de seus textos ou vídeos precisa convencer da importância das fotos profissionais nos negócios. Blogs, Instagram e Youtube são bons canais para esse fim.

5. Estúdio fotográfico

Montar um estúdio fotográfico é entrar em um campo de mercado abundante e promissor. Produzir cliques de moda para páginas de revistas, anúncios publicitários para mídias tradicionais ou digitais; fotografar shows, festas, eventos, competições esportivas, formaturas; produzir fotos aéreas, documentais e tantas outras são algumas das atividades possíveis para quem se dedica a obter as melhores imagens. Com o tempo, os profissionais que se destacam conseguem estabelecer parcerias interessantes e dominar esse mercado tão promissor. Até lá, é essencial construir um bom portfólio e dominar ferramentas de divulgação. Porém, antes mesmo de se capacitar, o empreendedor deve estudar o mercado, formalizar seu estúdio e pesquisar o equipamento necessário. Para todas essas etapas, o SEBRAE oferece apoio, cursos e orientações.

Quer montar o seu negócio em fotografia e terminar 2021 bem na foto? Então, siga esses passos para construir um negócio de sucesso:

Fotógrafos podem ser MEI – Microempreendedores Individuais? Saiba como se formalizar.


Categoria:

Deixe seu Comentário