Prefeitura inicia montagem de laboratórios de ciências e matemática nas escolas municipais
Postado 28/02/2022 18H44
A Prefeitura de Aracaju iniciou, nesta sexta-feira, 25, a entrega e montagem dos laboratórios de ciências e de matemática adquiridos para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), e a primeira unidade contemplada foi a Emef Santa Rita de Cássia, no Bairro América.
Secretária municipal da Educação, Cecília Leite explica que o Município montará esses laboratórios em todas as 43 unidades escolares da rede municipal que ofertam o ensino fundamental. "Todos os laboratórios já foram adquiridos e já estão em posse da Secretaria Municipal da Educação [Semed]", destacou ela ao acompanhar a montagem na Emef Santa Rita de Cássia.
"Agora estamos nos preparando para a organização pedagógica e o processo de formação dos professores, o qual contemplará, inicialmente, os que lecionam nas turmas dos anos finais do ensino fundamental. Nesta primeira etapa 23 escolas vão receber a montagem dos laboratórios e o processo de formação de professores para o uso desses recursos de ensino, e em seguida o restante das escolas serão contempladas”, garantiu a gestora.
Teoria e prática
Para Williams dos Santos, assessor da Coordenação do Ensino Fundamental da Semed, a entrega desses laboratórios representa um marco para a rede municipal de ensino da capital sergipana, ao atrelar o ensino teórico à prática de modo a qualificar a aprendizagem dos estudantes.
“Esses laboratórios trazem uma perspectiva diferenciada de formação, tanto para o ensino da matemática quanto para o de ciências. Eles estão completamente conectados com as perspectivas da Base Nacional Comum Curricular e favorecem professores dessas disciplinas. E a partir do momento que o professor desenvolve a questão teórica na sala, ele vai até o laboratório praticar com sua turma”, comentou.
A prática da aula nesses laboratórios vai ser desenvolvida em consonância com o planejamento que cada professor faz anualmente, o que deve promover uma nova realidade na promoção do ensino, conferindo uma nova característica para as aulas de matemática e de ciências. “A partir do momento que o aluno vem pra cá e faz os experimentos, ele pode contextualizar essa realidade com sua vida e o que desenvolve em casa e na sociedade”, ressaltou Williams.
Capacitação
O orientador do projeto do laboratório de ciências e matemática, Jocelúcio Xavier, capacitará os professores sobre o funcionamento dos laboratórios conforme eles sejam montados nas escolas. “Vamos desenvolver técnicas com os professores para que eles possam utilizar os laboratórios como instrumento que venha a auxiliar no desenvolvimento das aulas práticas fundamentadas das aulas teóricas", explica.
"Aqui no laboratório temos o geogplano, que ensina a geometria plana; o material solar eletrônico, onde ocorre a fundamentação do magnetismo; a evolução dos animais; enfim, dá para trabalhar todos os campos da ciência e da matemática, trazendo benefício para os alunos, fazendo com que o aprendizado deles seja mais significativo, que exista mais sentido pra eles vendo as coisas na escola, relacionadas ao cotidiano”, afirmou.
Para a diretora da Emef Santa Rita de Cássia, Jane Santana, o laboratório permitirá aos alunos pôr em prática o que aprendem na sala de aula convencional. Segundo ela, apresentar para os alunos aquilo que ele estuda nos livros dá um significado maior aos aprendizados. "Isso, consequentemente, deve elevar o nível de conhecimento, então com certeza há uma grande probabilidade de que nossos índices melhorem com a chegada dos laboratórios”, disse.
“Nós ficamos extremamente felizes por essa aquisição, por estarmos sendo a primeira escola a receber esses laboratórios, pois vamos dar a possibilidade para os alunos colocarem em prática aquilo que até então eles veem só na teoria. A gente sabe que, muitas vezes, isso se distancia um pouco e faz muito mais sentido no aprendizado do aluno quando ele está vivenciando o que aprendeu na teoria”, complementou a diretora.
Categoria: