O clássico maior e as pedras no caminho
Adailson Cruz
Todos os olhares estão focados na partida de volta, do clássico maior do futebol sergipano – Confiança X Sergipe.
De um lado um time que precisa de afirmação no campeonato, o dragão do bairro industrial. O time tem 15 pontos, porém, não venceu nenhum dos times considerados de destaque na competição: Sergipe, Itabaiana e Atlético Gloriense.
No time azul, foram três empates contra esses times e quatro vitórias contra times de menor desempenho, Frei Paulistano e Maruinense, dos quais conquistou 12 pontos. Do ponto de vista de resultados... positivo. Do ponto de vista do bom futebol... o time deixa a desejar.
No time vermelho, foram seis jogos, três vitórias, dois empates e uma derrota. Derrota que, pode custar caro a sua classificação. Hoje, o time enfrenta o seu maior rival, e sabe que uma nova derrota vai tornar a classificação mais distante. A última vitória do Sergipe no campeonato estadual foi no dia 26/02, em casa, contra o Lagarto. O time vem de uma série desastrosa de derrotas na competição regional, a Copa do Nordeste, com resultados horrorosos, um verdadeiro vexame. Foram sete partidas jogadas, onde o colorado empatou apenas uma delas, e perdeu seis. São competições distintas, é claro, mas a única derrota no campeonato, talvez tenha sido reflexo dessa má campanha na competição regional.
Para Confiança e Sergipe, no jogo de logo mais, o pensamento tem que ser de vitória, afinal, pedras no caminho dois times é que não faltam nos seus respectivos grupos. E quem perder pode dar espaço a outros times que surpreendem no campeonato, a exemplo do Atlético Gloriense no Grupo A, pois vencendo seu jogo e contando com uma derrota do Sergipe, assume a segunda posição deixando o colorado pra trás. Já o confiança perdendo, sai da zona de classificação, em caso de vitórias do Lagarto e do Falcon.
Como o futebol é cheio de detalhes, não é mesmo?
Os três empates que o Confiança teve contra os melhores do times do Grupo A, nesse momento, fazem a diferença. Da mesma forma, a derrota do Sergipe frente ao Falcon, o deixa em uma situação muito delicada. E ainda tem o pior para o time do mundão do Siqueira Campos. O próximo adversário do Dragão do bairro industrial será uma equipe que disputa a classificação contra o Sergipe, o Atlético Gloriense. Se o Confiança ganhar, será que vai facilitar as coisas para o time do sertão?
Uma vitória pode coroar. Uma derrota pode atrapalhar demais os planos de Confiança e Sergipe.
São as pedras no caminho.
É como escreveu o saudoso Carlos Drumond de Andrade – “No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra do meio do caminho.”
Aguardemos para ver como será esse embate de o hoje e, sempre olhando para as pedras do caminho que estão mais próximas do que se possa imaginar.