Governo do Estado entrega reforma e ampliação do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa em Glória
O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira(11), a reforma e ampliação do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, no município de Nossa Senhora da Glória. O Centro de Excelência faz parte do elenco de obras de reforma, ampliação e modernização da Educação presentes nos 75 municípios sergipanos, que ao longo dos últimos anos vêm requalificando as escolas públicas estaduais de Sergipe.
“O Centro de Excelência Manoel Messias, tradicional unidade escolar de Nossa Senhora da Glória, é um orgulho de gerações de estudantes e professores. Esse é um Centro pioneiro no Ensino Médio em Tempo Integral. As obras realizadas aqui se inserem no esforço, liderado pelo governo Belivaldo Chagas, em prover escolas dignas para as nossas comunidades escolares, tendo em vista à universalização da educação e os mais elevados padrões de qualidade e a equidade”, pontuou o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho.
O Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, que faz parte da rede estadual de ensino, é um dos 72 colégios que ofertam a modalidade de Ensino Médio em Tempo Integral. Além disso, a unidade de ensino é uma das 60 escolas na Rede Pública de Ensino, inseridas no Programa de Recuperação Econômica - Avança Sergipe.
Presente na solenidade, a prefeita de Nossa Senhora da Glória, Luana Oliveira, agradeceu os investimentos, ao tempo que ressaltou os bons índices conquistados pela unidade de ensino no Ideb. “Eu quero agradecer ao governo do Estado e a todos que fazem parte da Escola Estadual Manoel Messias Feitosa, pelos índices que vêm conquistando ao longo dos anos no nosso município. A gente fica muito feliz em ver a escola estadual como uma das mais solicitadas e os índices que ela vem conquistando, assim como as Escolas Estaduais Cícero Bezerra e Evangelina Azevedo, essa que tem um dos melhores números do nosso estado. É isso que a gente também quer para as nossas escolas municipais, chegar a essa qualidade e é isso que a gente vem conquistando”, reforçou.
Melhorias
Com investimento de R$ 2.212.279,62, a obra contemplou diversas melhorias estruturais, como pavimentação nos pátios e na área da frente, execução de instalações hidrossanitárias e elétricas, drenagem e colocação de revestimento cerâmico, esquadrias de alumínio, recuperação do muro, dentre outras modificações.
Segundo o diretor do Manoel Messias Feitosa, Pedro Jonathan Santos Dantas, a reforma e ampliação era um anseio antigo da comunidade escolar. “Hoje estamos vivendo esse sonho de ter a nossa escola reformada. É uma escola regional, que atende alunos de diversas regiões circunvizinhas, além de ser conhecida pelo número de aprovações nós vestibulares. A palavra hoje é de gratidão e agradecimento também ao governador pelo investimento em nossa escola, porque sem esses investimentos não poderíamos ter toda essa estrutura”
Outras intervenções também foram realizadas, a exemplo da climatização de todos os ambientes, reforma da quadra de esportes, construção de depósito, auditório e quiosques, colocação de forro PVC nas salas de aula, conclusão de vestiários, construção de reservatório superior e inferior, gradil de ferro com pórtico na fachada, além de todo o trabalho de acessibilidade e pintura geral.
Representado todos os alunos, o estudante João Victor comemorou a ampliação e reforma da unidade, destacando o avanço na qualidade do ensino e aprendizagem. “É uma alegria imensa ver nossa escola ampliada e reestruturada. Depois de todo esse esforço que a gente passou, por toda essa luta desses anos de pandemia, podemos colocar o nosso estudo em dia e colocar tudo que a gente traz da escola para fora”.
Investimentos em Educação
O Governo de Sergipe indicou a Educação como um dos pilares da Política de Governo, e assim, nos 75 municípios sergipanos, há obras de grande ou pequeno porte sendo executadas em escolas da rede estadual. Investimentos nunca vistos em infraestrutura estão sendo feitos para qualificar, modernizar, ampliar e democratizar o acesso ao ensino.
De 2019 a 2021 foram investidos em infraestrutura cerca R$ 174.621.036,96 em 147 obras concluídas e a concluir, dentre as já concluídas e prestes a inaugurar a reforma e ampliação do Colégio Estadual João Costa (Aracaju), o Colégio Estadual Dom Juvêncio de Brito (Canindé de São Francisco), as construções da quadra poliesportiva nos Colégios Estaduais Josué Passos (Ribeirópolis) e Antônio Mathias Barroso (Santana do São Francisco).
Na oportunidade, o secretário Josué destacou também os avanços da Educação Estadual no que se refere às metas de matriculas definidas no Plano Nacional de Educação. “Em 2018, tínhamos 6. 829 estudantes matriculados no ensino médio em tempo integral. Na matrícula desse ano, ainda não encerrada, temos 21 mil estudantes matriculados em um universo de 75 mil estudantes matriculados no ensino médio, ou seja, temos 28% de estudantes, do ensino médio em tempo integral. O que significa que desde o ano passado já atingimos para essa etapa específica, a meta fixa no Plano Nacional de Educação em ao menos 25 % de estudantes em tempo integral a ser atingido até 2024. Sergipe se destacou como um 4º estado do país entre os estados que têm maiores proporções de estudantes em tempo integral e foi o 2 º em velocidade de expansão da matrícula. Quanto ao Ensino Médio, de forma geral, queremos assinalar o crescimento da matrícula entre o ano passado e este ano. Com os números ainda não totalmente fechados de nossa matrícula no Ensino Médio, apresentamos um crescimento de 62 mil alunos em 2021 para pouco mais de 75 mil alunos este ano, ou seja, um crescimento de 12,6 %, demonstrando a confiança que nossos jovens e suas famílias estão depositando em nossas escolas”.
No que se refere à Educação Básica, o secretário acrescentou ainda que foi ampliado o Programa Alfabetizar Para Valer até o 3º ano do Ensino Fundamental, além disso, todo apoio do Estado aos municípios já foi disponibilizado. As bolsas para os participantes do programa foram ampliadas e o material didático de apoio foi entregue e as formações e acompanhamento estão em plena execução. “Esperamos brevemente obter índices satisfatórios e alfabetização de todas as crianças as quais poderão construir trajetórias escolares com sucesso. Da mesma forma, o Programa de Correção de Fluxo Sergipe na Idade Certa está sendo disponibilizado para todos os municípios, evidenciando o regime de colaboração do Estado com seus municípios”, finalizou.