Obesidade: Ipesaúde alerta sobre riscos da doença
A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. No Brasil, existem mais de 20 milhões de pessoas acima do peso ideal. Na população adulta, 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres e cerca de 50% têm excesso de peso.
Março é o mês alusivo aos alertas sobre os riscos à saúde em estar acima do peso, com o dia 4 como Dia Mundial da Obesidade. O objetivo é acabar com o preconceito contra as pessoas com sobrepeso e conscientizá-las sobre a necessidade de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.
A obesidade, quando não tratada, aumenta o risco de hipertensão arterial e o colesterol e triglicérides, pode causar diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio e o surgimento de alguns tipos de câncer.
De acordo com a coordenadora de enfermagem do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde, Maria Natividade da Conceição, a obesidade é uma doença grave, mas tem tratamento e começa com a conscientização sobre melhorar a qualidade de vida. “Nós orientamos o paciente, mas a decisão é dele de começar ou não o tratamento”, disse Natividade, acrescentando que o objetivo é garantir autonomia e independência a pessoa obesa.
Serviço – A gerente do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde, Juliana Mendonça, disse que unidade dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por enfermagem, nutricionista, endocrinologista, clinico geral, assistente social e farmacêutico.
Segundo Juliana Mendonça, o primeiro atendimento é feito o acolhimento, com a enfermagem para avaliar o paciente e solicitar exames se for necessário. Com o resultado do exame na mão, é realizado o encaminhamento para um endocrinologista ou clinico geral. “Ainda no primeiro atendimento, é possível ser avaliado por uma nutricionista que trabalhará com a reeducação alimentar, visando controlar a glicemia e a melhoria na qualidade de vida” pontou.
A gerente informou ainda que o Centro realiza o exame do pé, pela equipe de enfermagem para pacientes diabéticos. O objetivo é avaliar a integridade da pele e evitar feridas e amputações.
O Centro de Endocrinologia e Diabetes atende de segunda à sexta-feira, das 7 às 18 horas, na Praça Almirante Tamandaré, 75 – Bairro São José – Aracaju. O agendamento é feito através dos telefones: 3211-2571 e 3211-1067 ou presencial.