Check-up: Ipesaúde fala sobre a importância de visitar o médico regularmente
Por conta da correria do dia a dia, muitas pessoas deixam de lado os cuidados com a saúde e só decidem ir ao médico quando percebem que algo está errado. A falta de tempo acaba comprometendo a prevenção de doenças. A melhor maneira de descobrir como anda a saúde é fazendo um check-up.
O beneficiário do Ipesaúde, Márcio Geremias , passou recentemente por um check-up geral para saber como anda a saúde. “Com os exames preventivos é possível prevenir de diabetes, AVC, problemas com o coração, controlar a glicemia e verificar o que está errado na alimentação”, pontuou.
Fazer anualmente a bateria de exames é o melhor caminho para se manter bem. “O check-up é uma avaliação de saúde que engloba alguns exames, que podem possibilitar o diagnóstico precoce, principalmente em pacientes que não apresentam sintomas. Com o diagnóstico mais rápido, é só encaminhá-los a um médico especialista, uma nutricionista para que tenham o devido acompanhamento multidisciplinar” explica a médica clínica do Ipesaúde, Lorena Mota.
Lorena Mota ressaltou ainda que, com o diagnóstico precoce, a possibilidade de cura é bem maior. No caso de problemas cardíacos, os pacientes com acompanhamento médico, tomando a medicação na hora certa, conseguem manter a doença estável e controlada, melhorando a qualidade de vida. Quem pertence ao grupo de risco, com doenças crônicas como diabetes, cardiopatias, doenças renal e reumatológicas e idosos, deve procurar o médico com mais frequência.
A médica destacou também a importância de uma alimentação equilibrada na prevenção e no combate de doenças como infarto e AVC. “Depois de iniciarmos o tratamento, com medicação, o paciente é encaminhado para uma nutricionista avaliar a sua alimentação, onde será feito um acompanhamento multidisciplinar”, finalizou .
Alimentação
A nutricionista Rakel Mota explicou que a nutrição é preventiva porque melhora a qualidade de vida do paciente, previne doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais, diabetes, obesidade e câncer . Uma alimentação saudável é parte no tratamento dessas e de outras doenças.
“O paciente nos procura após ter passado por um médico, com diagnóstico de uma patologia e com os exames bioquímicos e de imagens, sua alimentação será ajustada de acordo com a comorbidade para ajudar na sua recuperação e garantir todos os nutrientes que o organismo necessita”, disse Rakel, ressaltando que a nutrição anda junto com a medicina e essa parceria traz sempre bons resultados.
Check-up nutricional – Rakel Mota explicou ainda que o check-up nutricional deve ser realizado a cada três meses para uma adequação alimentar e solicitar exames bioquímicos. O paciente será avaliado para saber se houve ou não evolução no tratamento e, se o resultado não for satisfatório, a nutricionista vai ajudar com orientações. Além da dieta balanceada, é muito importante evitar o cigarro e bebidas alcoólicas, praticar exercícios regulares e cortar o excesso de açúcares e carboidratos.
Principais exames do check-up
hemograma completo;
exame de fezes e urina;
colesterol total e frações;
nível de glicemia, insulina, hemoglobina;
dosagem de hormônios da tireóide;
doenças como HIV, hepatite B;
índice de massa corporal (IMC);
ultrassonografia total do abdômen;
radiografia do tórax;
teste de pressão arterial.