Durante visitas Sindipema constata situações precárias das escolas
Na tarde da última segunda (04), a direção do Sindipema realizou visitas a algumas escolas da rede municipal devido a denúncias do corpo docente, até de pais/mães, sobre problemas existentes nas instituições.
Durante as visitas, encontramos diversas problemáticas que impossibilitam o funcionamento pleno das escolas. Em uma das visitas, observamos a presença de um canteiro de obras coexistindo com o ambiente escolar durante o horário de aula. As reclamações são devido ao barulho da obra que atrapalham significativamente a concentração das crianças e dificulta as ações do professor, o que impede o bom desenvolvimento das aulas. Além disso, materiais de construção estão espalhados por toda parte, refletindo um risco à segurança, principalmente das crianças.
Outro problema encontrado foi os banheiros da instituição que, devido a manutenções intermináveis, são insuficientes e inapropriados para os estudantes. Além dessa questão, também percebemos a superlotação das salas de aulas que sequer possuem o quantitativo suficiente de mesas, cadeiras e profissionais para atender as demandas dos alunos e do funcionamento da escola.
Noutra unidade de ensino, encontramos professoras e professores insatisfeitos com as instalações que não atendem às suas necessidades profissionais, bem como equipe diretiva sobrecarregada devido ao aumento de matrícula que, por lei, daria direito a mais um membro, mas isso não aconteceu. Outro problema é a falta de água e a ausência de professores, o que prejudica não só o funcionamento e a organização da escola, mas, principalmente, a aprendizagem dos alunos.
O Sindipema tem recolhido esse material para apresentar como denúncia à SEMED na reunião que acontecerá amanhã, 06 de abril, às 15h.
Pedimos para que, no surgimento de eventuais problemas nas instituições de ensino do município, entrem em contato conosco para realizar a denúncia.