Higiene das mãos: saiba como ação pode ajudar na prevenção de doenças
O Dia Mundial de Higiene das mãos é comemorado todos os anos, em 5 de maio. O objetivo é mobilizar as pessoas em todo mundo para aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo tanto os pacientes, quanto aos profissionais contra as infecções.
Mesmo com a vacinação em fases avançadas e a diminuição de casos de Covid-19, em Sergipe, todos os cuidados referentes à prevenção devem ser mantidos. A higienização das mãos tem um papel fundamental, uma vez que é uma das melhores maneiras de evitar a transmissão da doença.
Segundo a coordenadora do setor de enfermagem do Centro de Especialidades do Ipesaúde, Camila Oliveira, o autocuidado é um princípio fundamental para a saúde que contribui diretamente na qualidade de vida, aumentando a autoestima e melhorando as funções mentais e físicas.
Camila Oliveira ressaltou que o Ipesaúde, enquanto instituição de saúde, vem tomando todos os cuidados com a higienização. “A enfermagem tem um papel fundamental nesse processo, uma vez que supervisiona os setores e avalia as condições sanitárias individuais e coletivas”, disse a coordenadora, acrescentando que mesmo com a pandemia controlada é preciso evitar aglomerações, higienizar as mãos, usar máscara e não deixar de cumprir todas as etapas de vacinação.
Protocolos para aumentar a segurança dos profissionais e dos beneficiários:
– Lavagem das mãos (antes e após procedimentos)
– Recomendação do uso da máscara
– Uso adequado dos EPIs durante as consultas
– Dispenser contendo álcool em gel (recepção e corredores)
– Desinfecção de mobília (birô e poltrona) entre os atendimentos dos profissionais
– Desinfecção de mobília (longarinas e recepção – blocos)
– Limpeza diária (concorrente) e semanal (terminal) – blocos
– Limpezas dos filtros do ar condicionado
– Consultas com bloco de horários
– Educação em saúde, com ênfase nos cuidados e imunização durante o acolhimento de enfermagem.