Jovens assistidos pelo programa Aprendiz Integrado disputam a final do CADA

Sergipe está na final do Campeonato Desportivo de Aprendizagem que conta com aprendizes das cinco regiões do país

 

É grande a expectativa para a final do Campeonato Desportivo de Aprendizagem (CADA), cujo resultado será conhecido no próximo sábado (04/06).  Após sete dias de torneio, com jovens aprendizes das cinco regiões do país, Sergipe chegou a final com duas equipes: uma de Itabaiana e outra de Aracaju.

Criado e organizado pelo Programa de Aprendizagem Aprendiz Integrado, o CADA tem torneios bimestrais, com oito equipes em cada rodada, que passam por eliminatórias, semifinais e final. Ao todo são seis torneios por ano, com a participação de jovens entre 14 e 24 anos. A última etapa é disputada no Clube Náutico, em Itaporanga (SE). 

Duas equipes de aprendizes de Sergipe, representantes dos municípios de Aracaju e Itabaiana, vão se enfrentar nesta final do CADA. Na semifinal, dia 28/05, as duas equipes sergipanas venceram outras duas equipes brasilienses.

“Os jogos desenvolvem a tenacidade, o espírito de equipe, a liderança, ao mesmo tempo testam os conhecimentos gerais e a inteligência emocional dos competidores”, explica Tiago Bispo, de 23 anos, membro da organização do torneio.

Novas perspectivas 

Lançado em 12 de junho de 2021, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, o CADA surgiu num momento muito delicado para o mundo e para os jovens. 

“A ideia era criar algo que integrasse esses jovens de novo, mesmo com todas as exigências sanitárias da pandemia. Era importante dar novas perspectivas e, principalmente, chamar a atenção para a problemática da exploração do trabalho infantil. Nada melhor que o esporte para motivar e integrar a juventude”, disse a coordenadora nacional do programa Aprendiz Integrado e doutora em Educação, Mafra Meris.

Em sua segunda edição, o Campeonato Desportivo de Aprendizagem já é a grande sensação daqueles assistidos pelo Aprendiz Integrado. Sediado em Aracaju, o programa auxilia na formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade e ajuda na inserção no mercado de trabalho.

Pablo Gardel, de 19 anos, está na equipe de Aracaju nesta edição do CADA. Ele é aprendiz do Programa Aprendiz Integrado desde os 14 anos e está no seu quarto contrato com empresas parceiras: “Foi a melhor coisa que me aconteceu. Além do aprendizado, eu tenho meu salário, carteira assinada, férias, tudo de bom”, relata o finalista.

No próximo sábado, 04/06, a partir das 14 horas, os aprendizes vão se reunir na Praça de Alimentação do Shopping Riomar, para assistir a final que será transmitida nas redes sociais do Aprendiz Integrado (YouTube e Instagram).

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Categoria:

Deixe seu Comentário