Construção da Perimetral Oeste transformará mobilidade e dinâmica da zona Norte
Postado 16/11/2022 05H23
Pensando em levar maior desenvolvimento, integração e, acima de tudo, melhoria na mobilidade urbana da zona Norte, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza a construção da nova avenida Perimetral Oeste.
Esta será mais uma via de ligação ao município de Nossa Senhora do Socorro e rodovias próximas, e vai mudar a dinâmica dos bairros Bugio, Soledade, Jardim Centenário, Olaria, Santos Dumont e Lamarão. Além disto, promoverá o desafogo das avenidas General Euclides Figueiredo e Paulo Figueiredo Barreto.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, considera a avenida Perimetral uma solução viária de caráter inédito para a cidade.
“A concepção deste projeto foi promover requalificação urbana da zona Norte, e isso significa melhoria de trafegabilidade. Tínhamos um problema muito sério na avenida Euclides Figueiredo, que concentra todo o movimento que vem de Nossa Senhora do Socorro. A via era muito estreita e causava congestionamento. Apesar de a Prefeitura ter feito uma melhoria, sabíamos que não seria suficiente porque a tendência do fluxo dessa região entre as duas cidades sempre foi de aumentar. Socorro cresce muito, e a região Norte tem ficado cada vez mais adensada. Então, tivemos a preocupação de fazer uma nova via paralela à Euclides Figueiredo”, detalha o gestor.
Ao todo, a nova via terá uma extensão de 7,5 km. A gestão municipal iniciou as obras em duas das quatro etapas. Na primeira, o projeto prevê a construção da ponte sobre o Riacho do Cabral, que divide os bairros Bugio e Soledade. Na terceira, a implementação do trecho III da avenida.
Ao todo, a Prefeitura investe aproximadamente R$ 150 milhões na obra, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Etapas em andamento
Na primeira etapa, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) ergue a ponte sobre o Riacho do Cabral, ligando os bairros Bugio e Soledade. Esta fase envolve, também, a construção do trecho da rotatória de acesso e intersecções da avenida Juscelino Kubitschek, do loteamento Rosa do Sol, na Soledade, até a avenida Euclides Figueiredo.
A ponte terá a extensão de 337,4 metros de comprimento e 26,4 metros de largura; duas pistas de rolamento, cada uma com três faixas, sendo uma delas exclusiva para ônibus; além de passeio lateral para pedestres e uma ciclovia no eixo central.
A terceira etapa prevê a construção da via de intersecção do bairro Lamarão até a intersecção da avenida Juscelino Kubitschek. A avenida partirá da divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro, segue paralelamente à avenida Paulo Figueiredo Barreto, passando pela rotatória do Lamarão e seguindo até a Soledade.
O trecho da avenida Perimetral Oeste desta etapa terá 4,4 km de extensão, somando seus dois sentidos.
Próximas etapas
A Prefeitura de Aracaju assinará, em breve, a ordem de serviço para início das obras da segunda e quarta etapas da avenida Perimetral Oeste. Na segunda etapa, a avenida interligará os bairros Bugio e Jardim Centenário, partindo da intersecção situada logo após a ponte do Riacho do Cabral. Este trecho chegará até o limite com Nossa Senhora do Socorro, nas imediações da avenida Lauro Porto.
Já na quarta etapa, será feito um alargamento da avenida Juscelino Kubitschek, no trecho situado entre a avenida General Euclides Figueiredo e o Terminal de Integração do Maracaju.
Categoria: