Como entender?
Foto: Divulgação
Por Alexandre Guimarães
Os clubes sergipanos estão realizando a pré-temporada, visando às competições do próximo ano. Dentre as atividades, estão os amistosos, momentos que oportunizam aos treinadores avaliarem os aspectos técnicos e táticos, além de garantirem ritmo de jogo aos atletas. Para nós, cronistas esportivos, é importante acompanhar para já ir avaliando o nível em que se encontram as equipes e o que esperar delas nas competições. Aliás, a nova temporada do rádio esportivo, por exemplo, começava ainda no ano vindouro, através das transmissões desses jogos. Porém, há praticamente dois anos, essa movimentação não é mais observada.
O modelo de gestão adotado pelos clubes, alicerçado no fechamento das atividades para a imprensa e para a torcida, infelizmente, inviabiliza as coberturas. Os gestores não entendem que medidas como essas distanciam os parceiros das equipes. A promoção do campeonato sergipano iniciava com as coberturas das partidas amistosas e com o comparecimento dos torcedores nesses espaços. Os jogos eram programados para os horários tradicionais do futebol, o que possibilitava a cobertura da imprensa e a presença do torcedor, no entanto hoje os horários são inconvenientes, fato que distancia esses segmentos. Lamentável!
Como adotar uma política exitosa de sócio torcedor? Como ter a imprensa como promotora dos eventos esportivos? Sinceramente não sei.