Sealba Show 2023 supera todas as expectativas e projeta o agronegócio da região
De acordo com os primeiros dados colhidos ainda durante a feira, o volume de negócios ultrapassou 162 milhões de reais e mais de 40 mil pessoas visitaram o Sealba Show em Itabaiana.
A segunda edição do Sealba Show mostrou a força do agronegócio na região e o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico de Sergipe, Bahia e Alagoas. A maior vitrine do agronegócio superou as expectativas de público, volume de negócios e repercussão. Projetou Sergipe como referência para produtores rurais de outros estados do país.
Se no campo os produtores rurais se preparam para o início de mais uma safra, no Sealba Show a colheita foi frutífera. De acordo com as primeiras informações apuradas, ainda sem computar todos os dados dos expositores, de 1 a 4 de fevereiro, mais R$ 160 milhões foram movimentados dentro da feira, superando o volume de negócios estimado para este ano, como também os mais de R$ 60 milhões de 2022. Além da prospecção de clientes, o que torna a movimentação de negócios desta feira imensurável. Nos quatro dias, mais de 40 mil pessoas passaram pelo evento, no município de Itabaiana.
“Os números e, acima de tudo, a valorização dos expositores, órgãos públicos, agentes financeiros e do público participante, comprovam que o Sealba Show projeta novos horizontes para essa região, cujo potencial produtivo é imenso e a determinação dos seus produtores maior ainda”, afirmou Ivan Sobral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese), realizadora do evento.
A localização estratégia, já que o agreste sergipano concentra boa parte da produção de milho, por exemplo, atraiu 160 marcas que expuseram suas máquinas, implementos, insumos e lançamentos do setor para visitantes vindos de vários estados do país.
Gente como o agricultor José Erinaldo de Melo, de Lajedo (PE) que participou pela primeira vez do evento. “Já estou olhando o maquinário para ampliar a produção. Aqui tem as marcas de referência, então não poderia deixar de participar”, disse.
Experiências inspiradoras
Neste ano, o Sealba Show voltou o olhar para o potencial de públicos especiais. Com nomes de referência nacional, como a jornalista e apresentadora Juliana Sana, do quadro Belezas da Terra, Andrea Cordeiro, do Movimento de Mulheres do Agronegócio do Brasil, Andreia Bernabé, do movimento De Olho do Material Escolar e Camila Telles, defensora do agro brasileiro. Elas participaram de eventos como o Sealba para Elas, Encontro do Agro com a Educação e o Encontro do Agro com os Jovens.
O Sealba Show também realizou duas ações de responsabilidade social, doando alimentos e matérias de higiene para instituições sociais de Itabaiana, e o Cine Senar com a exibição do filme ‘O bom dinossauro’ para crianças itabaianenses.
Defesa do produtor rural
A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (FAESE), promoveu ainda o Encontro do Agro com os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. A garantia da segurança jurídica na reintegração de posse preocupa o setor agropecuário e foi o tema discutido no Encontro do Agro com o Poder Judiciário durante o Sealba Show. “O setor ainda lida com morosidade nas decisões judiciais de reintegração e posse. Conforme parecer da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a situação vai contra o respeito ao Estado de Direito e ignora as diretrizes da Lei nº. 14.216/2021, que excluiu os imóveis rurais das questões referentes à reintegração de posse em razão da pandemia.”, explica o superintendente do Sistema Faese/Senar, Denio Augusto Leite. Participaram do debate, o Tribunal de Justiça de Sergipe, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público de Sergipe e Polícia Militar, o consultor jurídico da CNA, Rodrigo Kauffman, foi quem apresentou as temáticas
Já no Encontro do Agro com os Poderes Legislativo e Executivo, as principais pautas do agro no Congresso Nacional foram apresentadas pelo Assessor de Relações Institucionais da CNA, Victor Ayres, dentre elas, o licenciamento ambiental, a regularização fundiária e o registro de defensivos.
Conhecimento e Inovação
Em parceria com o Senar e o Sebrae, o Sealba Show promoveu uma série de palestras, debates e vivências que agregaram conteúdos enriquecedores sobre soluções eficazes e novas tecnologias para quem trabalha no campo.
Os simuladores de Realidade Virtual, as Pílulas do Conhecimento e o Desafio do Milhão, por exemplo, proporcionaram ao público uma verdadeira imersão no que há de mais atual para o segmento.
“A gente consegue trazer as orientações básicas do funcionamento da colheitadeira, e ainda sobre a manutenção de sistemas de lubrificação, sistema de arrefecimento e a manutenção de todos os filtros do trator”, detalhou Diogo Matos, instrutor do Senar Goiás.
Serviços
Na arena institucional, as estruturas de serviços públicos foram disponibilizadas, permitindo que os produtores tirassem dúvidas, agilizassem processos e também resolvessem pendências junto a órgãos como a Emdagro, Embrapa, ITPS, Seagri, Delegacia de Crimes Rurais e outras forças de segurança.
O presidente da Faese, Ivan Sobral, ressaltou a somação de esforços como principal razão do sucesso do evento. “O êxito do Sealba Show é fruto do comprometido de cada agente, público e privado, bem como dos expositores e de cada colaborador da organização. Entregamos um evento com o dobro do tamanho da primeira edição, em que famílias inteiras puderam desfrutar das novidades do agro e os produtores rurais fizeram bons negócios para a safra vindoura. Isso nos fortalece e traz a certeza que há um caminho bastante promissor a ser desbravado diante de nós”, celebrou Ivan Sobral.
O Sealba Show é uma realização da Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe e correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar/Sergipe, Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Governo de Sergipe, Banco do Nordeste e Banese, além do apoio da Prefeitura Municipal de Itabaiana.
Foto assessoria
Por Samara Fagundes