Aracaju busca transporte público acessível, seguro e eficiente para sua população

Da bilhetagem eletrônica aos aplicativos, Aracaju aposta em tecnologia para revolucionar a mobilidade urbana e oferecer transporte eficiente de qualidade para a população

Crédito: Setransp


Por Barroso Guimarães 

A crise no transporte público continua a afetar diversas cidades brasileiras, inclusive Aracaju. Segundo dados do Observatório de Mobilidade Urbana de Aracaju, entre 2017 e 2020, a cidade perdeu mais de 27% dos passageiros pagantes de transporte coletivo, o que representa uma queda de cerca de 60 mil passageiros por dia. A pandemia e a redução da oferta de ônibus foram alguns dos fatores que contribuíram para esse declínio. Cristiano Elvécio Junior, Kézia Santana e Denilton Santana são alguns dos passageiros que enfrentam diariamente as dificuldades do transporte público em Aracaju. A falta de pontualidade, a superlotação e a insegurança são algumas das principais queixas dos usuários.


Para enfrentar esses desafios, é necessário buscar soluções integradas e criativas. Raíssa Cruz, superintendente do Setransp em Aracaju, destaca a importância de investir em tecnologia para melhorar o transporte público na cidade. Para ela, ferramentas como a bilhetagem eletrônica e os cartões AracajuCard e Mais Aracaju são fundamentais para facilitar a vida dos usuários e oferecer mais segurança e controle nas transações financeiras. Além disso, é necessário criar subsídios para garantir tarifas justas e acessíveis.



A qualidade dos ônibus é de fundamental importância para garantir a mobilidade urbana eficiente na cidade de Aracaju

Crédito: setransp


Com base nos dados fornecidos pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), em dezembro de 2020, a tarifa do transporte coletivo em Aracaju era de R$ 4,00, o que representa aproximadamente 0,38% do salário mínimo vigente na época, que era de R$ 1.045,00.

Investir em transporte coletivo é fundamental para melhorar a mobilidade urbana e diminuir congestionamentos, poluição e exclusão social. De acordo com o mesmo relatório do Observatório de Mobilidade Urbana de Aracaju, a cidade tem uma frota de ônibus de cerca de 570 veículos, que realizam em média 111 mil viagens por dia.


O consultor de transportes César Rocha destaca a importância de avaliar o custo da prestação de serviço e a qualidade oferecida aos usuários antes de subsidiar o transporte público. Bosco Mendonça, ex-superintendente da SMTT em Aracaju, defende que o transporte público seja subsidiado pelos impostos dos veículos, o que pode contribuir para reduzir o número de carros nas ruas e diminuir o trânsito, a poluição e os acidentes de trânsito.


O presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Francisco Christovam, também ressalta a necessidade de criar subsídios para reduzir a dependência das empresas de ônibus em relação às tarifas, o que não é justo para os passageiros.


Para garantir uma mobilidade urbana de qualidade em Aracaju, é preciso que o sistema de transporte se reinvente e se adapte às novas demandas e desafios. A população merece um transporte público que seja acessível, seguro, eficiente e de qualidade. Com soluções integradas e criativas, é possível superar a crise no transporte público e garantir um futuro melhor para todos.

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