Sergipe é aqui será realizado em Porto da Folha na próxima sexta-feira, 14

A próxima edição do ‘Sergipe é aqui’ será realizada nesta sexta-feira, 14, em Porto da Folha, no alto sertão sergipano. Em sua terceira edição, a ação levará a estrutura administrativa das secretarias e órgãos do Governo de Sergipe à população do município. Nesta segunda-feira, 10, a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) reuniu representantes das secretarias e órgãos envolvidos na iniciativa para alinhar os últimos detalhes da ação.

Segundo o secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Araujo Filho, o Estado tem se empenhado para, a cada edição, ofertar um melhor serviço à população dos municípios sergipanos.  “O governador Fábio Mitidieri tem um carinho especial pelo Sergipe é aqui, que tem o objetivo de aproximar, cada vez mais, o Governo do Estado e suas ações da população sergipana. As últimas edições foram um sucesso e, a cada edição, a gente vai melhorando para prestar um serviço de melhor qualidade para a população”, afirmou.

De acordo com o secretário-executivo da Casa Civil, André Clementino, no município do alto sertão o atendimento à população será iniciado a partir das 8h. "A gente estima que, em Porto da Folha, aproximadamente 4 mil atendimentos sejam realizados. Atualmente, os serviços mais procurados são os da saúde, especialmente do homem e da mulher, e a emissão de RG, que estarão presentes também nesta edição” , informou André Clementino.

Representando o município de Porto da Folha, o secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura, Júnior de Manezinho, explicou que os porto-folhenses estão animados para receber o programa. “O município ganha muito com isso e agradece ao Estado por essa parceria, não só com os serviços, como a capacitação dos servidores do município, que serão orientados pela equipe da Saúde e por outras equipes para o atendimento. O atendimento a toda população é muito importante e aproxima a sociedade dos órgãos do Governo do Estado, principalmente por Porto da Folha ser uma cidade distante da capital, são 190 km de distância. A expectativa está muito alta, muita gente já está nos procurando e perguntando sobre o acesso”, detalhou. 

Serviços

Em Porto da Folha, os serviços serão ofertados no Centro de Excelência Governador Lourival Batista por mais de 20 secretarias e órgãos do Estado. Serão mais de 150 serviços ofertados. A iniciativa conta também com o apoio da Prefeitura de Porto da Folha. 

Entre os serviços e ações mais aguardados, estão os atendimentos e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, assim como as consultas e exames ofertados pelas unidades móveis do Homem e da Mulher, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O médico e referência técnica do Programa IST/Aids da SES, Almir Santana, lembrou que nesta edição, o Estado terá um olhar ainda mais diferenciado quanto à oferta de serviços, já que Porto da Folha possui uma diversidade grande na sua população e todos os públicos devem ser contemplados. “A gente utiliza estratégias para atrair os mais diversos públicos, convidamos as pessoas e explicamos sobre as facilidades dos testes. Por exemplo, já conversei com a liderança indígena e vou conversar com a liderança quilombola para que eles também participem das ações", esclareceu.

Para Almir Santana o Sergipe é aqui tem alcançado bons resultados. “O Programa está permitindo esse contato direto com a população e, no nosso caso, embora eles tenham os testes nos municípios, porque hoje todo município têm os testes rápidos, mas muitas vezes as pessoas não se motivam a procurar, porém no Sergipe é aqui a população já está lá por outros serviços e termina se motivando a realizar os testes, o que facilita o acesso”, completou.

Mais ações

A Secretaria de Estado da Casa Civil, por meio da Superintendência Estadual da Juventude (Superjuv) ofertará, entre outros serviços, a confecção do ID Jovem. Já a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), vinculada à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), reunirá gestores municipais de culturas da região para debater melhorias para o setor e esclarecer sobre as oitivas da Lei Paulo Gustavo. A Seduc também realizará cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), e emissão de documentos escolares.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) oferecerá serviços como emissão de certidões negativas da Justiça Federal, Justiça estadual, quitação eleitoral e crime eleitoral; emissão de extrato previdenciário do Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS e de CPF. Já o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) disponibilizará agendamentos para diversos serviços, assim como emitirá Autorizações de Transferência de Propriedade Eletrônica (ATPVEs); renovação da carteira de motorista; emissão de licenciamento, dentre outros.

Vivências esportivas e oficinas de prática de atividade física serão organizadas pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel). Enquanto que a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e suas vinculadas, Emdagro e Coderse, entregarão títulos de terra e promoverão oficinas educativas. 

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) atuará com serviços a exemplo de - religação de água; emissão de segunda via de fatura e negociação de débitos. Já a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) ofertará avaliação antropométrica; cadastramento, consulta e atualização do Cadastro Único (CadÚnico); emissão do cartão Cmais e palestras. 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizará serviços de confecção de carteira de identidade, e ações informativas, com a presença de Delegacia Itinerante, outras ações da Polícia Civil, assim como orientações do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSE) e da Polícia Militar de Sergipe (PMSE).

A Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) ofertará, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), direcionamentos sobre os direitos do consumidor e aberturas de reclamações. Já a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) promoverá palestras e orientações voltadas ao combate à violência contra a mulher, entre outros atendimentos.

Por sua vez, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas, Fapitec, Sergás e Sergipetec, atuarão com ações educativas e informativas ao público presente.  O Banese e o Banese Card também estarão presentes na ação, com a oferta de serviços diversos.

Categoria:

Deixe seu Comentário