Defesa Civil estadual realiza Curso de Operação e Desastres para soldados em formação do Corpo de Bombeiros Militar

Com o intuito de consolidar e fortalecer os sistemas nacional e estadual de proteção e defesa civil, o Governo de Sergipe, por meio da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), realizou na quarta-feira, 12, o Curso de Operações e Gestão de Desastres  (Coged) para os alunos do Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).

A capacitação reuniu dois pelotões com 93 alunos e teve entre os objetivos preparar os futuros integrantes do CBMSE para o enfrentamento a situações de desastres, bem como os efeitos decorrentes dos mesmos, visando atender o plano de instrução da Defesa Civil.

O evento teve a orientação do superintendente adjunto da Supdec, major Alysson de Carvalho, da major Flávia Emanuela Cruz, do tenente Pedro Luduvice Neto e dos subtenentes Márcio Sena e Alex Carvalho, e, durante toda a manhã, os alunos tiveram aulas sobre operações de prevenção, preparação e mitigação; operações de resposta e operações de restabelecimento e recuperação. Durante o período da tarde, foi realizado um simulado de ‘Situação Hipotética de Desastres em um Município Ocasionado por Chuvas Intensas’.

De acordo com o major Alysson Carvalho, é fundamental que os novos alunos estejam preparados no que diz respeito à atuação, missão e desafios da instituição. "Embora eles já tenham conhecimento sobre as atividades da Defesa Civil, propusemos hoje um exercício, e, a partir do desenvolvimento dessas ações, eles terão na prática a vivência e conhecimento sobre como proceder em situações de ocorrências. Dessa forma, quando for preciso, poderão compor um cenário de ação em conjunto conosco nas ações de socorros, assistência humanitária, de restabelecimento de reconstrução que são inerentes em situação de desastre", explicou.

Visão ampliada

Para o soldado em formação Vagner Santos, de 40 anos, a experiência adquirida foi de extrema valia. "Além de agregar em nossa formação, pudemos ter um conhecimento geral do que faz a Defesa Civil, pois o que sabia sobre ela por meio da mídia era pouco diante do que foi explanado aqui. A visão que tenho da instituição a partir de hoje se tornou mais ampla e com muita profundidade", frisou.

Também aluna do curso, a futura soldado Victoria Regina Mota Barros, 25 anos, avaliou como bastante positiva a experiência vivenciada. "Antes de entrar aqui eu não sabia muito bem quais áreas eu poderia seguir e, aqui dentro, vendo como a Defesa Civil atua e vendo o que nós podemos fazer em conjunto, os ensinamentos têm sido de extrema importância. Eu imagino novos caminhos para seguir aqui dentro e acredito que também, caso aconteça alguma coisa e eu possa vir a ser necessária em algum momento e em algum lugar, eu saberei como agir", enfatizou.

Segundo a instrutora da capacitação, major Flávia Emanuela Cruz, o curso possui temáticas de extrema relevância relacionadas à situação de desastres. "A disciplina de Proteção e Defesa Civil faz parte da grade curricular do curso de formação de soldados do CBMSE. Considero primordial a realização da aula prática para que eles compreendam a dinâmica de como é gerir um desastre. É importante essa interatividade, porque, segundo a Constituição Federal, é de competência do Corpo de Bombeiros atividades inerentes à Defesa Civil. Mas o melhor de tudo é que eles puderam ampliar os conhecimentos e tirar dúvidas sobre o que foi ministrado hoje", finalizou.

Categoria:

Deixe seu Comentário