Prefeitura fortalece segurança nas escolas com formação para situações emergenciais
Postado 16/04/2023 11H59
Em continuidade às ações de fortalecimento do trabalho já desenvolvido na rede municipal, a Prefeitura de Aracaju promove, neste sábado, 15, uma formação em situações emergenciais, com foco na prevenção e segurança nas escolas municipais. O curso foi realizado de maneira intersetorial, numa parceria entre as secretarias municipais da Educação (Semed) e da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).
Desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista João Oliva Alves, no bairro Santa Maria, a formação, que teve como público-alvo diretores, coordenadores pedagógicos e agentes de portaria da Semed, contou com a participação de cerca de 450 pessoas, incluindo também representantes da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), das prefeituras de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, entre outros municípios do estado, e da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Sergipe (Fenem-SE).
Ao fazer a abertura do curso de formação, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou a importância do encontro para o município. “A Prefeitura de Aracaju se preocupa com a segurança dos alunos nas escolas, inclusive, já temos um protocolo em andamento e, agora, estamos promovendo esta formação para aprimorar esse documento, para ampliar as ações, em virtude dos episódios que vêm acontecendo, sistematicamente, no Brasil. Estamos atentos e, aqui, com o envolvimento das secretarias da Educação de Aracaju, do Estado, dos órgãos de segurança municipal, a Guarda, e estadual, como a Polícia Militar, demonstramos que este é um trabalho conjunto e que precisa envolver toda a sociedade. Então, fico muito feliz, especialmente pelo nosso encontro contar com a presença de representantes de outros municípios sergipanos que vieram conhecer o nosso protocolo”, afirma o prefeito.
Edvaldo ressaltou, também, que o plano de ações instituído pela Prefeitura incluiu diversas medidas, como o acompanhamento pedagógico e psicológico dos estudantes matriculados na rede municipal, além do combate às notícias falsas.
“O nosso objetivo maior é que as nossas escolas promovam carinho, amor e produzam conhecimento para que os meninos e meninas se tornem cidadãos preparados para a sociedade, cada vez melhores. A educação liberta e precisamos que essas crianças e adolescentes tenham esse papel, que sejam orgulho da nossa cidade”, enfatiza o gestor informando que, na próxima terça-feira, 18, participará de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual será discutido um plano nacional de enfrentamento.
Formação
Dividido entre teoria e prática, o curso formativo teve como principal objetivo orientar os profissionais sobre como agir em situações de emergência nas escolas, a exemplo de invasão com arma branca e arma de fogo. A atividade deste sábado é a continuação da primeira formação, realizada nos dias 23 e 24 de agosto de 2022.
Secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, o tenente-coronel Silvio Prado reforça que o objetivo desta capacitação é proporcionar segurança nas escolas, mas, também, confiança na atuação dos profissionais envolvidos.
“Devido ao contexto atual, a ideia é tornar esses profissionais cada vez mais capacitados para eventos inusitados, situações emergenciais, capacitação que eles não tiveram em sua formação de base. Pela segunda vez, realizamos essa capacitação para que eles saiam dela com a segurança de ter um comportamento adequado diante de eventualidades. Temos, ainda, o intuito de controlar o pânico, fazer com que eles entendam que muitas das mensagens espalhadas são fake news e a Polícia Civil vem investigando muito fortemente esses autores, e queremos tranquilizar esses profissionais para que o pânico não tome conta da nossa sociedade e que possamos eliminar esse terror das nossas escolas, locais onde se deve disseminar somente o saber e as boas práticas”, destaca Silvio.
Diretor-geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça destaca que garantir a segurança da comunidade escolar das unidades de ensino da rede municipal é uma prioridade da Prefeitura de Aracaju. Para isso, ressalta ele, a administração, além de equipar as 79 escolas com sistema de vigilância eletrônica - composto por 1.200 câmeras - e botões de pânico que permitem rápido acionamento das forças de segurança em casos de emergência, capacita de maneira continuada as equipes escolares sobre como lidar com situações adversas na rotina das escolas.
“Especificamente sobre o curso de formação, iniciamos em 2022. Além dos profissionais do Município de Aracaju, temos, também, guardas de 12 municípios do nosso estado, de forma que eles vieram para cá pra ter esse conhecimento e replicar de maneira que essa ação pioneira de Aracaju se estenda por todo o Sergipe. A formação traz conhecimentos de forma prática, os servidores observam e aprendem como se comportar, como agir. O interesse maior dessa capacitação é mostrar para os profissionais do ambiente escolar o que fazer, como fazer, a hora que tem que fazer e quem eles têm que contatar imediatamente. É um curso muito amplo que vem trazer esse conhecimento, tranquilidade e reforçar ainda mais a segurança que temos no ambiente escolar”, pontua Mendonça.
O subinspetor salienta ainda que, mesmo a formação tendo iniciado no ano passado, as demais medidas vêm sendo empregadas desde 2018, com a instalação das câmeras e do botão do pânico.
“A Prefeitura vem agindo de forma pioneira para fazer com que a segurança nas escolas seja intensificada, para que possamos trazer a maior tranquilidade possível. Nosso trabalho consiste em estar perto das unidades do município, mas, sobretudo, das comunidades, sempre em alerta e em constante monitoramento”, complementa o diretor da GMA.
Parte do processo de formação continuada da Semed, o curso é uma evolução das ferramentas já empregadas nas escolas, como enfatiza o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.
“É fundamental que os agentes das escolas estejam preparados para lidar com situações emergenciais, para que eles possam, inclusive, minimizar o tempo-resposta das forças de segurança. Esse curso iria acontecer em meados de agosto, como foi no ano passado, no entanto, por conta dos últimos acontecimentos a nível nacional, decidimos antecipá-lo para que os profissionais estejam cada vez mais atentos às questões dentro do ambiente escolar. É preciso que os profissionais se sintam seguros para a tomada de decisão dentro das escolas, é preciso que as crianças estejam seguras, assim como as famílias. É mais uma ação, dentro do conjunto de medidas empregadas pela Prefeitura para transformar nossas escolas em ambientes mais seguros”, comenta Ricardo.
Parceiro na iniciativa, o Governo do Estado vem se reunindo com equipes da Prefeitura de Aracaju no intuito de unir forças para a prevenção e combate à violência nas escolas.
Presente na formação, o vice-governador e secretário da Seduc, Zezinho Sobral, reitera a importância do evento. “Primeiro porque capacita, deixa preparado para, na eventualidade, em qualquer momento, e se vier acontecer, os profissionais saibam como atuar de forma correta, possam até evitar um dano maior e dar tranquilidade ao ambiente escolar, desde alunos à equipe diretiva ou mesmo o restante da comunidade no entorno das escolas. É um capítulo importante na atuação para a segurança nas escolas. Além de participar dessa capacitação, as dez Diretorias Regionais do estado também farão essa formação. É a junção de forças pela educação”, enfatiza.
Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Joaquim Cardoso Araújo, Cris Costa relembra a formação ocorrida no ano passado e como essas capacitações têm sido fundamentais para o ambiente escolar.
“Podemos renovar o conhecimento, os protocolos de segurança, sempre inovando, aprendendo coisas novas em prol da nossa segurança. Tem sido muito importante, inclusive para nos sentirmos confiantes com relação à nossa atuação dentro da escola. Neste ano, algo muito feliz foi incluir os agentes de portaria nessa formação, já que são eles os funcionários que estão na entrada das escolas. Essas medidas nos dá tranquilidade no dia a dia, na rotina dentro das escolas”, avalia a diretora.
A coordenadora do Núcleo de Apoio Socioeducacional da Seduc, Estafeny Andrade, reitera a relevância do momento. “Temos vivido esse momento tenso no Brasil e o que podemos fazer é preparar os profissionais da educação, mas também toda a comunidade escolar, para que estejamos atentos para toda e qualquer eventualidade. Nosso foco maior é a prevenção, é a garantia da segurança dos alunos, dos professores e da população em geral e, quanto mais capacitados estivermos, melhor será para todos”, aponta Estefany.
Cooperação
O secretário da Defesa Social do município de Barra dos Coqueiros, Hebert Pereira, considera que o momento é a possibilidade de acompanhar uma referência de como estruturar o protocolo de emergência no ambiente escolar.
“O município de Aracaju foi muito estratégico ao possibilitar essa formação, em trazer para outros municípios um exemplo prático já avançado de construção de protocolo de emergência. Nós, da Barra dos Coqueiros, iniciamos um programa de fortalecimento da segurança nas escolas e nossa Guarda, que foi empossada há cerca de um mês, vai aprender muito com essa experiência que Aracaju trouxe e construiu ao longo dos últimos anos, com uma Guarda já madura, com muitos anos de atuação. É extremamente importante beber desse saber e vamos tomar esses exemplos para a construção de boas práticas no nosso município, já que Aracaju é uma referência de trabalho da Guarda”, afirma Hebert.
Categoria: