Estado investe na realização de concursos para fortalecer serviços prestados à população

Para fortalecer a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e a agricultura sergipana, o Governo de Sergipe realiza neste domingo, 16, nos turnos da manhã e tarde, o concurso público para a empresa, que é vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). O certame, segundo o edital publicado por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), visa o preenchimento de 55 vagas de nível técnico e superior para os cargos de técnico agrícola, engenheiro agrônomo e médico veterinário.

No último domingo, 9, mais de 17 mil participantes foram contabilizados para o concurso público para o provimento de vagas na Polícia Científica de Sergipe, o qual disponibilizou 60 vagas para as funções de perito criminalístico, médico legista, papiloscopista, perito odontolegista e agente técnico de necropsia. 

De acordo com o gerente geral de Concursos da Sead, Sidney Rocha, este é o segundo concurso aplicado neste ano, o que demonstra o compromisso da gestão de Fábio Mitidieri com a valorização do serviço público de qualidade. “Na semana passada realizamos o concurso da Polícia Científica de Sergipe. O governo atual realmente vem ratificando todos os concursos que estavam programados”, garantiu.

Conforme Sidney Rocha outros cinco concursos estão previstos para serem realizados ainda em 2023, para fortalecer os quadros de profissionais da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe (PGE-SE), Fundação Renascer, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) e de contadores do Estado. Ao todos, devem ser disponibilizadas, aproximadamente, 300 novas vagas a partir desses certames.

“Estamos finalizando os projetos básicos e contratação também para os concursos da Procuradoria Geral, Adema, Agrese, Contadores e Fundação Renascer, ou seja, nós temos mais cinco concursos a serem realizados e o Governo está realmente feliz com a realização desses concursos públicos, mesmo porque é uma necessidade antiga de todos esses órgãos que estão demandando”, destacou Rocha.

Para a candidata Kévia Taiane, 21 anos, o concurso da Emdagro é uma oportunidade para muitos jovens ingressarem no mercado de trabalho. “Sou formada, como técnica em Agroecologia, há mais de cinco anos e é a primeira vez, depois de formada, que está tendo algum concurso na área. Sou de Canindé de São Francisco e, na minha região, tem muita gente formada como técnico. Então, o governo, com esse concurso, abre vagas para muitos jovens que se formaram e não estão atuando por falta de oportunidade”. 

De Porto da Folha, também no alto sertão do estado, o jovem Fabiano Santana, 18 anos, vislumbra seu primeiro emprego na área a partir do concurso da Emdagro. “Estou terminando o curso técnico, quero seguir em frente e esse concurso é importante para dar oportunidade aos jovens, é uma grande oportunidade de emprego”, relatou. 

Para Paula Santos, 24 anos, o concurso, além de oferecer uma oportunidade de ingresso no serviço público, também movimenta a economia da cidade, especialmente por meio dos cursos preparatórios para concursos. “Não são muitos concursos que envolvem a área do agro, então a galera da área se movimentou, ficou muito feliz, e alguns cursinhos, há um ano, já se preparavam para esse concurso. Quem é da área esperou de forma ansiosa por esse concurso”.  

A candidata explicou, ainda, que a renovação no quadro de servidores da Emdagro também favorece o desenvolvimento da agricultura no estado e dos agricultores sergipanos, que são o público-alvo da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário. “Com o passar do tempo, a agropecuária vem se modernizando, e ter novas pessoas com conhecimento na área técnico-científica ou mesmo agrícola é muito importante, porque hoje em dia é muito difícil a agricultura se manter sem a tecnologia. A gente percebe que, se não tiver a conservação do solo, o agricultor pode perder um ano de trabalho, pode não conseguir plantar, não conseguir ter a colheita naquele período, então, o engenheiro agrônomo e o técnico em agropecuária são importantes nesse auxílio.  

Auditores

Além dos concursos que estão sendo realizados, mais um compromisso da gestão de Fábio Mitidieri para valorização dos servidores públicos de Sergipe foi a posse dos 46 novos auditores fiscais de tributos, que foram nomeados no último dia 1º de fevereiro e empossados, efetivamente, em 28 de fevereiro. 

Os novos servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/SE) ajudarão o Estado a aprimorar as práticas de gestão fiscal e tributária em Sergipe, contribuindo, cada vez mais, para a construção de uma gestão moderna e transparente.

Categoria:

Deixe seu Comentário