Federação das Apaes do estado de Sergipe expande suas unidades


A Federação das Apaes do estado de Sergipe (Feapaes/SE) está prestes a completar 18 anos de trabalhos ininterruptos em prol da inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Fundada em 19 de dezembro de 2005, a instituição tem se dedicado incansavelmente a expandir suas unidades, a fim de garantir o acesso de todos aos serviços necessários para seu pleno desenvolvimento.

Desde sua fundação, a Feapaes/SE tem passado por diversas transformações e conquistas importantes. Em 2015, o então presidente Carlos Mariz iniciou um processo de reestruturação na rede Apae do estado, transferindo a sede da Federação para a capital Aracaju e criando mais uma unidade, na cidade de Neópolis. Com isso, a Feapaes/SE passou a ter 5 unidades distribuídas em diferentes regiões do estado.

Em 2022, a atual presidente da Federação, Mônica Souza, deu continuidade ao trabalho iniciado por Mariz, reativando a unidade de Tobias Barreto e criando novas unidades nas cidades da Barra dos Coqueiros e Canindé de São Francisco. Além disso, a instituição está em processo de reativação da unidade de Estância e projeta, ainda durante o mandato de Mônica Souza, a criação das unidades de Maruim, Nossa Senhora da Glória e Arauá.

Para Mônica Souza, a expansão das unidades da Apae é uma forma de garantir o acesso de pessoas com deficiência intelectual e múltipla a serviços de saúde, educação e assistência social de qualidade. "Nós sabemos que muitas vezes essas pessoas são marginalizadas e excluídas da sociedade. A criação de novas unidades das Apaes é uma forma de combater essa exclusão, oferecendo serviços que ajudem a promover a inclusão social e o desenvolvimento pleno dessas pessoas", afirma a presidente.

A mais nova unidade a integrar a Feapaes/SE é a da cidade de Canindé de São Francisco, que fica no extremo noroeste do estado de Sergipe, a 213 km da capital Aracaju, e que em particular, teve a participação de Alberto Jorge Franco Vieira, Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do estado de Sergipe (GLMESE). A unidade foi fundada em 14 de abril deste ano e desde então as obras para sua instalação não param. A iniciativa conta com o apoio da Glmese e de outras organizações locais, que reconhecem a importância da Apae na promoção da inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A Feapaes/SE reitera seu compromisso com a promoção da inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência intelectual e múltipla em todo o estado. Com a criação de novas unidades, a instituição busca garantir que todos tenham acesso aos serviços necessários para seu desenvolvimento pleno, independentemente de suas habilidades e limitações. Nesses 18 anos de existência, a Feapaes/SE tem se consolidado como referência no estado de Sergipe na luta pela inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Categoria:

Deixe seu Comentário